Encontre em seu quintal o remédio natural!

Para que os remédios naturais tenham efeito, é necessário ter um estilo de vida saudável, evitando fumar, beber (álcool), e deve se exercitar. O estilo de vida saudável resume-se em 4 pontos:
1-Nutrir-se adequadamente
2-Exercitar-se fisicamente
3-Evitar toxinas
4-Manter uma atitude mental adequada.

Obs: Os remédios naturais não substituem a visita ao médico.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Rouquidão

* 20g de flores de orégano em 1 litro de água fervente.
Repousar por 18 minutos.
Tome 3 xícarazinhas ao dia, com mel e suco de limão ou laranja.

*Não tomar água gelada, não pigarrear, não falar com ruído no ambiente, não falar gritado, evitar pastilhas e balas.

*Tomar muita água ou suco natural.

*Para secreção (picarro) comer maçã ou tomar chá de maçã morninho.

Exercícios para evitar a rouquidão e melhorar a vóz:

Soltar a musculatura do pescoço:
*Sentar reto, olhar para baixo e voltar até na altura do teto (5 vezes).
*Olhar de lado, depois encostar a cabeça no ombro, depois a nuca para trás.
*Fazer movimentos de sim, não e talvez.
*Respirar com a mão na barriga (ela deve mexer) e fazer barulho de carrinho funcionando com os lábios por um minuto sem forçar.
*Fazer som nasal (huuuum) pelo "nariz".

46 comentários:

  1. nossa muito interessante!!! adorei o conselho!!! e vou seguir a risco durante 1 mês!!
    daqui um mês volto a postar pra falar do resultado!!kkkkk
    muito obrigado e até daqui um mês!!kk

    obs: evitar toxina é fodaaa einh!!! mas vou seguir mesmo assim!!!kk

    ResponderExcluir
  2. Vou cantar em um bar em poucas horas e estou muito rouco. Há alguma receita para aliviar a rouquidão de um modo mais acelerado, ou ela tem seu próprio tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Va a uma igreja Deus e amor e aceite jesus como seu salvador e ele garante a libertavao e salvacao

      Excluir
  3. MINHA VOZ MUDA MUITO, JÁ TENHO 28 ANOS JÁ DEFINI MEU TIMBRE.CANTO SERTANEJO, TENHO Q ENSAIAR SEMPRE, E NÃO POSSO FICAR PARADO, TEM DIA Q A VOZ TÁ BOA, NO OUTRO DIA, MESMO SEM FORÇAR MUITO,ELA FICA MEIO GRAVE, NÃO CONSIGO ALCANÇAR NOTAS MAIS ALTAS. E UM PIGARRRINHO CHATO IMPEDE DA VOZ FICAR COM AQUELE "BRILHO"...
    NÃO FUMO, NÃO BEBO GELADO,EVITO POEIRA,LEITE E OUTRAS COISAS MAIS..
    O Q FAÇO?

    ResponderExcluir
  4. Mathias, você não me disse se mora em um lugar com muita poluição. Mas independente disso pode acontecer de ficar rouco por inúmeros motivos, desde cansaço e dormir mal até uma alergia "bobinha", mas que atrapalha muito. Procure seguir as receitas acima e se não melhorar é interessante procurar um médico pra descobrir o que está deixando sua voz rouquinha.

    ResponderExcluir
  5. Só completando... conheço casos de pessoas que quando precisam usar a voz em palestras ou cantos acordam roucas pelo estress emocional de ter que se apresentar em público.

    ResponderExcluir
  6. Estou rouca a quase 6 meses,não me cuido sabe,tomo água gelada e grito muito,mas quando faço exercícios,falo mais bixo,e me cuido minha voz melhora mais quando deixo de fazer os mesmos pioro,não sinto dor na garganta mais vivo rouca,vc acha q pode ser algo sério,como nódulo,tireóide?
    Tenho até medo de ir no médico e dar algo sério assim!
    Mas vou seguir as regras acima pra ver o q acontece.E o pior de tudo eh q canto e tenho q tratar dessa rouquidão urgente.

    ResponderExcluir
  7. Acho que encontrei o que precisa !!!! Vou ter minha voz de volta linda e solta... Volto pra comentar minha melhora Célia Muniz

    ResponderExcluir
  8. Melhorei bastante depois q fiz os exercícios!!!!!!!!
    Obg pela ajuda e que ajuda.

    ResponderExcluir
  9. minha garganta é muito sensível,passei no otorrinolaringologista e ele me disse que minha voz é muito sensível e que tenho que fazer o dobro de esforço para que a voz saia nitída,vivo rouca e até já fiz uma operação na tireóide o que fez com que minha voz ficasse ainda mais fraca,vou seguir sua receita e se funcionar posto um comentário agradecendo pela dica.obrigado por se importar em ajudar.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma voz muito sensível,passei no otorrinolaringologista e ele me informou que tenho que me esforçar o dobro para que minha voz saia nitída,fiz tb uma cirurgia para retirada de um nódulo na tireóide o que prejudicou ainda mais minha voz e vivo rouca,depois que fiz os exercicíos que vc ensinou melhorou muito.obrigada por se importar com o sofriemnto alheio,vc me ajudou muito.não fico mais tão rouca quanto antes.

    ResponderExcluir
  11. como passar a dor de gargantae estou roca







    rebeca

    ResponderExcluir
  12. eu fiz e não resolveu não!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. fico rouca muio fácil, qualquer coisinha fico sem voz. Será que pode ser algo sério?

    ResponderExcluir
  14. Adorei os exercícios!!!
    E não é que ,é bom mesmo!!
    Rosana

    ResponderExcluir
  15. SARAH CANTO SEMPRE EM BARZINHOS, E COMO ENSAIO 3 VEZES NA SEMANA FICO COM A VOZ MEIO ROUCA, GOSTARIA DE TOMAR UM REMÉDIO DEFINITIVO PARA QUE ISSO NÃO VOLTASSE.MAS VOU FAZER SEMPRE ESSA SIMPATIA, QUEM SABE ASSIM NÃO FICO BOA. OBRIGADA PELA DICA.

    ResponderExcluir
  16. eu tenho 13 estou na puberdade fico rouco constantemente(quase sempre)
    na escola ,na hora da chamada eu faço força pra falar presente,mas minha voz sai muito rouca e eu passo por situações constrangedoras por favor estou desesperado todo mundo fica comentando

    eu sei que isso ocorre porque estou mudando de voz,mas que receita caseira pode aliviar minha rouquidão?De preferencia uma receita simples que faça efeito rapidamente... obrigado

    ResponderExcluir
  17. Sarah, procure não cantar em tons muito altos ou que forcem demais as cordas vocais. O cansaço também deixa rouca, procure dormir pelo menos 8 hs por noite.
    Pedro, se voce estuda no período da manhã procure fazer alguns exercícios vocais antes de ir pra aula. Não dê tanta importância para os comentários pois o que os colegas querem é te irritar mesmo. Iggnore os engraçadinhos que eles param de zoar. Tome chá de maçã morninho. Tenha paciência pois com o tempo sua vóz vai estar normal.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Oi eu Tenho muita facilidade de ficar rouca, sou assim em tempos de frio ou calor, se pego muita friagem nos pés ou no pescoço já ficou rouca... as vezes quando canto na igreja e canto uma nota muito forte, logo ao final do cantico ja percebo que fiquei muda.. minha voz vai enfraquecendo ... me disseram para colocar sal na ponta da ligua e as cortas vão se limpando.. fiz isso da ultima vez e funcionou.. nao fiquei mais de 3 dias rouca... o que poderia ser este meu 'problema' ? ... e o sal será q esta resolvendo ou é ilusão de principiante..?

    ResponderExcluir
  19. olá tomo rémedio amitriptilim para depreção gostaria de saber se esse remédio prejudica a voz,pois canto na igreja e fco rouca sinto minha garganta seca o tempo todo.queria saber se tem algo para melhorar.obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Ola´sou cantora, e há algum tempo comecei a notar uma rouquidão persistente e aí descobrir que tinha uma fenda nas pregas vocais, comecei fazer fonoterapia mais com três meses de muito exercícios não conseguir total êxito no tratamento então procurei um médico gastro e fui diagnosticada com refluxo esofágico, a causa de o porque a fenda não se fechou totalmente e somente 70 % , ainda estou nos exercícios isso já tem 8 meses de fonoterapia, mas realmente se eu não os fazer logo a rouquidão volta pra ficar. Muito difícil minha situação, e tenho muitas agendas as vezes três, quatro dias seguidos e hoje não dou conta com minha voz assim. Se puder me ajudar com algum conselho ficarei grata, pois não tenho mais recursos para melhorar. Ah e contantemente é só viajar pra outro estado ou lugar logo minha voz sente.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  21. Querida Aline, não sei se poderei dar conselhos além do que já postei acima. Seu tratamento parece estar correto pois a fenda das pregas vocais se fecha com exercícios. Quando forçamos a voz por muito tempo as cordas se separam e a voz fica com sopro e rouca. É um mecanismo de defesa do organismo e não uma doença. Já o refluxo tem remédios para resolver, são os chamados antiácidos e bloqueadores do ácido estomacal. Veja com seu médico. Não coma alimentos muito quentes e nem em grande quantidade. Não durma de estomago cheio. Não coma alimentos gordurosos ou muito temperados. CAtchup, mostarda, vinagre, molho de tomate, nem pensar. Coma pouco e várias vezes ao dia. Beba muita água mineral sem gelo. Um pouquinho de cada vez, o tempo todo.

    Você precisa modificar o ajuste muscular incorreto que adquiriu. Um professor de canto profissional também pode te ensinar novos exercícios. E agora o mais difícil... você precisa de descanso... Por isso as viagens te prejudicam, estress e cansaço. Tem que dormir 8 hs por dia, não tem jeito. Bom, já que não pode parar de cantar quem sabe fazer greve de vóz durante o dia... falar muito pouco e num tom abaixo. Outra coisa, não converse em lugares barulhentos. Persista nos exercícios vocais. Estaremos em oração por você. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  22. Pathynha não sei dizer sobre o sal.
    Zelia, o remédio antidepressivo causa secura na boca, sim, mas não sei se interfere diretamente na voz.

    ResponderExcluir
  23. olá Eliane me chamo Celso tenho uma dupla sertaneja(Celso e Cristhiano MT)Tenho 29 anos e canto desde dos 20 d uns 4 anos pra cá tenho ficado rouco, qdo acordo percebo q minha voz está grave e q ela vaí afinando no entardercer e outra etou tendo alguns pigarros mas eu não fumo e ne bebo nada gelado gostaria q vc me desse algumas dicas obrigado

    ResponderExcluir
  24. Oi, Celso, os sintomas que voce descreve são muito comuns e podem ter diversas causas. A voz transmite o estado de espírito da pessoa, se vc está trabalhando demais, cansado, estressado ou nervoso sua voz vai refletir isso. O pigarro pode aumentar a rouquidão, evite-o tomando muita água. Se vc forçou muito a voz pode ter "irritado" as pregas vocais e seria bom que consultasse um otorrino para um exame mais detalhado, ou um fonoaudiólogo para ver se está emitindo os sons corretamente. Se não der pra ir, pelo menos faça os exercícios de aquecimento antes de cantar, aquele do barulhinho de criança brincando de carrinho... E de relaxamento dos músculos principalmente do pescoço depois do show.
    Ah, eu também acordo meio rouca quando durmo pouco, rsrs. Boa sorte e sucesso.

    ResponderExcluir
  25. Estou rouco a dois dias tomei um cha de cebola que minha mae fez pra mim falando que cura.
    mas tenho certez que estou rouco por que eu canto screaming (um tipo de rock)é muito forçado...
    Vo seguir esses conselhos ai e depois posto um comentario se eu melhorar xD

    ResponderExcluir
  26. ola me chamo cabral eu canto a noite em um bar. e a minha voz muita das vezes fico rouco e uma pigarro me incomodando e quando asim no primeiro instate em q eu li essa receita e fiz o exercio de moculatura do pescoço ja senti uma mudança um alivio e a minha voz saiu com muito mais facilidade.obrigado quem quiser entra em contato meu imal e cabral-pinto@bol.com.br

    ResponderExcluir
  27. E o Rodrigo não voltou para postar hehehe

    ResponderExcluir
  28. sou fumanti mas canto muito e tenho medo de perder minha voz oque eu fasso

    ResponderExcluir
  29. olá eliene sou nilson moura e atualmente trabalho como locutor apresentador , estou tomando aulas de canto e as vezes fico rouco tão dificil pra mim um locutor rouco no ar ninguem merece né? então que conselho me daria para que essa situação não se repetisse? abraçosssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  30. Desde criança que sou rouca, já estou com 72 anos e continuo, quase tudo que como tem que ser bem devagar por que me entalo com facilidade, até água me entala e se bebo algo pra descer o que estou comendo fica pior as vezes penso que vou morrer entalada, por favor me ensine um remédio.

    ResponderExcluir
  31. olah , tenho 18 anos. eu fico rouca facilmente, mudança de clima, se flar ou rir um pouquinho mais jah fico rouca e eu tomo todos os cuidados para nao tomar gelado, nao comer chocolate... que eu faço?? jah fui no otorrino, jah fiz uma laringoscopia e nao deu nada!!!

    ResponderExcluir
  32. ola meu nome e edcarlos e canto desde pequeno mas a minha maior fraqueza na voz quando estou cantando e quando o tom de algumas das vogais sao altas eu quase nao conssigo fazer, o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  33. ei socorro! eu estou rouca e preciso cantar amanhã
    me ajudem por favor...o que eu faço?qual a receita ideal?

    ResponderExcluir
  34. estou rouca tomei chuva,ja tinha sentido um pouco garganta,depois fui a praia e quando voltei fiquei rouca,sera que foi um resfriado to preoculpa pois canto tambem!!

    ResponderExcluir
  35. sou cantora e preciso de uma dia rápida de como limpar a voz e minimizar a rouquidão antes de cantar

    obrigada

    ResponderExcluir
  36. estou muito rouco e preciso de ajuda pq tenho que fazere uma apresentaçao tiatral o que eu faço?

    ResponderExcluir
  37. olá sou Elielson Coelho obrigado pelos exercícios de voz adorei valeu!!

    ResponderExcluir
  38. ola estoucom problemas de rouquidão bastante serio.pois faço exercicios vocais e como sou tenor uso de mais a minha voz e fico muito rouco e tambem quando tenho agenda marcada eu fico muito ansioso e não sei mais o que fazer mizael lima

    ResponderExcluir
  39. Sou professora e fico rouca muito facilmente.Ontem me desesperei e tive até um pouco de fobia, pois é uma sensação ruim, mas descobrí que o chá com a casca da cebola faz bem e resoví fazer. Com certeza já estou melhor e abriu a voz mesmo. Tem um cha com o cipreste que resolve muito mais.Pesquisem.E muita calma nessa hora...

    ResponderExcluir
  40. Eu faço aula de canto e fica rouco me falaro que e bom meio copo de água morna com pouco sal e gargareja antes de dormi...

    ResponderExcluir
  41. ola sou cantora i frequentimente tenho ficado rouca sim canto hoje amanha estou com a voz grave vou tenta fazer essa instruçoes a algo mas q possamos fazer pra melhora a voz

    ResponderExcluir
  42. eu canto
    e tenho que canta em um local na quarta que vem
    minha voz esta rouca por conta da mundança
    de clima...tem alguma dica pra da uma melhorada?

    ResponderExcluir
  43. ola tudo bem ? me socrre hehehe vou cantar daqui a algumas horas e estou roucaso o que faço para melhorar isto?

    ResponderExcluir
  44. Hoje em dia, uma grande parte da rouquidão que as pessoas têm, é devida ao refluxo gastro-esofágico.

    ResponderExcluir