Encontre em seu quintal o remédio natural!

Para que os remédios naturais tenham efeito, é necessário ter um estilo de vida saudável, evitando fumar, beber (álcool), e deve se exercitar. O estilo de vida saudável resume-se em 4 pontos:
1-Nutrir-se adequadamente
2-Exercitar-se fisicamente
3-Evitar toxinas
4-Manter uma atitude mental adequada.

Obs: Os remédios naturais não substituem a visita ao médico.

sábado, 18 de maio de 2019

Como curar a gripe (quase) sem medicamentos

Os sintomas da gripe são muito incômodos e podem se tornar um problema se não forem tratados corretamente..
Eu passei por isso essa semana e notei que a cada ano esse "viruzinho" reaparece mais forte.
Porém ele não precisa nos derrotar.
A maneira de acabar com a gripe ainda não foi descoberta, apenas amenizamos os sintomas, fortalecemos o organismo e ele próprio se encarrega de destruir os invasores.



Vamos às receitas:
A primeira coisa a se fazer para combater os sintomas é atacá-los logo que percebemos os primeiros espirros, calafrios, coriza, dor de garganta ou tosse.
- Faça um chá de Anis (erva doce), com uma colher de sopa para 1 litro de água e tome ele quentinho, uma xícara 3 vezes ao dia. A Erva doce não serve apenas para cólica de bebe, ela vai acalmar e desinflamar a mucosa, aliviando a tosse e dor de garganta. A erva doce possui vários princípios ativos como limoneno, canfora, e outros, além de vitaminas A, B6, niacina, tiamina, ácido fólico, riboflavina, cobre, cálcio, ferro, manganês, magnésio, zinco, selênio. Como dizia minha avó " um santo remédio".
- Outro chá antigripal, bactericida e expectorante é o chá de folha de laranjeira. Além disso ele estimula o sistema imunológico, alivia as dores de cabeça, a nevralgia e a febre. Faça o chá utilizando 2 ou 3 folhas bem lavadas e picadas para cada xícara de água, adoce com mel e tome quentinho. Apenas se recomenda que mulheres gravidas ou que façam uso de antidepressivos não consuma esse chá. Ele em si já é um calmante natural.
- Se estiver com tosse seca (alérgica) tome um chá feito com folhas novas de mangueira. Vai melhorar muito a tosse. Nesse caso não adoce, coloque uma pitada de sal ou tome puro.
Depois de tanto chá seu organismo no mínimo estará hidratado, o que é recomendado por todo profissional de saúde.
- A boa e preciosa vitamina C, que já está presente na folha da laranjeira e que encontramos no suco de limão, laranja, acerola, o outros cítricos. Use e abuse dos sucos naturais.
- Para aliviar a respiração difícil coloque no quarto, perto da cama, dentro de um prato, uma cebola cortada em rodelas grossas. Não precisa tirar a casca. Vai ficar um cheiro característico no ambiente, e isso vai melhorar e muito a respiração. A cebola tem a capacidade de atrair para si os germes e bactérias do ar. Atenção, não a reutilize para outros fins. No dia seguinte jogue no lixo e, se preciso, coloque uma nova.
- Faça um escalda-pé. Sim, como nossa vó fazia, coloque água bem quente em uma bacia e coloque os pés dentro. Deve ser quente o quanto suportar, mas que não seja exagerado a ponto de causar uma queimadura, ok? Fique com os pés ali dentro até a água esfriar, então seque os pés e coloque uma meia. Uma em cada pé, é lógico. Você pode sentir o corpo todo arrepiar quando colocar os pés na água quente, é a friagem que está saindo, poderá suar também, isso é bom, mas não fique com a roupa úmida, troque de camisa se precisar.
- Suco de laranja morno acaba com a febre. Porém se a febre estiver alta poderá tomar um comprimido de dipirona ou outro analgésico e anti-inflamatório que está acostumado.
- Para dor de ouvido coloque em uma colher ou panelinha um dente de alho amassado com óleo de cozinha ou oliva, frite, deixe amornar, tire a casca e coloque o óleo morninho no ouvido. Tampe com um algodão para não escorrer. Teste a temperatura para não queimar o ouvido.

Os sintomas deverão estar bem amenizados, mas você poderá se sentir cansado ou fraco. Se alimente bem, mesmo sem apetite. Evite leite ou derivados, causa muito catarro.
Agora uma boa cama, um bom lenço e um bom livro até o corpo se restabelecer. Gripe pede repouso.
A febre pode durar 3 dias, depois que passa a febre, os sintomas podem durar mais 3 ou 4 dias.

Atenção... Crianças de menos de 5 anos, idosos e gestantes procure um médico.
Se sentir dor aguda no peito ou costas, se sentir dor intensa na barriga, se estiver muito prostrado com falta de ar, procure um médico.
Se tiver 3 picos de febre de 38,5 ou mais, procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário