Encontre em seu quintal o remédio natural!

Para que os remédios naturais tenham efeito, é necessário ter um estilo de vida saudável, evitando fumar, beber (álcool), e deve se exercitar. O estilo de vida saudável resume-se em 4 pontos:
1-Nutrir-se adequadamente
2-Exercitar-se fisicamente
3-Evitar toxinas
4-Manter uma atitude mental adequada.

Obs: Os remédios naturais não substituem a visita ao médico.

terça-feira, 25 de março de 2008

Multimistura (Receita da Pastoral da Criança para desnutrição e anemia)

50 gr de casca de ovo fervida, torrada e triturada (opcional)
50 gr de semente de abóbora torrada ou semente de gergelim triturada
600 gr de farelo de arroz triturado e cozido (sem colocar água)
200 gr de farinha de milho ou fubá
100 gr de pó de folha de mandioca (aipim) torrada no forno baixo, triturada e peneirada (contém ferro e vit C)
Misturar tudo.
Pode ser guardada na geladeira por 4 meses.
Não deve ser cozida.

Criança pequena: comer 2 colheres de chá por dia misturada na comida ou sucos.
Adultos: 2 colheres de sopa

Atenção: A folha de mandioca brava é tóxica, NÃO USE.
Deve ser usada a folha de MANDIOCA DOCE (Macaxeira ou aipim), que é a mandioca comestível, e deve ser torrada no forno do fogão, em potência baixa.

Atualização. Hoje recebi esse email:

Há mais de três décadas Clara Brandão criou um composto alimentar que revolucionou a nutrição infantil.
A cena foi comovente: O vice-presidente José Alencar preparava-se para plantar uma árvore em Brasília quando foi abordado por uma nissei de 65 anos e 1,60 m de altura.
Era manhã da quinta-feira, 6. A mulher começou a mostrar fotografias de crianças esqueléticas, brasileiros com silhueta de etíopes, mas que tinham sido recuperadas com uma farinha barata e acessível, batizada de "multimistura".
Alencar marejou os olhos.
Pobre na infância no interior de Minas, o vice não conseguiu soltar uma palavra sequer.
Apenas deu um longo e apertado abraço naquela mulher, a pediatra Clara Takaki Brandão. Foi ela quem criou a multimistura, composto de farelos de arroz e trigo, folha de mandioca e sementes de abóbora e gergelim.
Foi esta fórmula que, nas últimas três décadas, revolucionou o trabalho da Pastoral da Criança, reduzindo as taxas de mortalidade infantil no País e ajudando o Brasil a cumprir as Metas do Milênio.
E o que a pediatra foi pedir ao vice-presidente?
Que não deixasse o governo tirar a multimistura da merenda das crianças.
Mais do que isso, ela pediu que o composto fosse adotado oficialmente pelo governo.
Clara já tinha feito o mesmo pedido ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão - mas ele optou pelos compostos das multinacionais, bem mais caros.
"O Temporão disse que não é obrigado a adotar a multimistura", lamenta Clara .
Há duas semanas a energia elétrica da sala de Clara dentro do prédio do Ministério da Saúde foi cortada. Hoje, ela trabalha no escuro.
"Já me avisaram que agora eu estou clandestina dentro do governo", ironiza a pediatra.
Mas ela nem sempre viveu na escuridão.
Prova disso é que, na semana passada, o governo comemorou a redução de 13% nos óbitos de crianças entre os anos de 1999 e 2004 - período em que a multimistura tinha se propagado para todo o País.
Desde 1973, quando chegou à fórmula do composto, Clara já levou sua multimistura para quase todos os municípios brasileiros, com a ajuda da Pastoral da Criança, reduto do PT.

Os compostos da multimistura têm até 20 vezes mais ferro e vitaminas C e B1 em relação à comida que se distribui nas merendas escolares de municípios que optaram por comprar produtos industrializados.
Sem contar a economia:
"Fica até 121% mais caro dar o lanche de marca", compara Clara .
Quando ela começou a distribuir a multimistura em Santarém, no Pará, 70% das crianças estavam subnutridas e os agricultores da região usavam o farelo de arroz como adubo para as plantas e como comida para engordar porco.
Em 1984, o Unicef constatou aumento de 220% no padrão de crescimento dos subnutridos.
Dessa época, Clara guarda o diário de Joice, uma garotinha de dois anos e três meses que não sorria, não andava, não falava.
Com a multimistura, um mês depois Joice começou a sorrir e a bater palmas.
Hoje, a multimistura é adotada por 15 países.
No Brasil só se transformou em política pública em Tocantins.
Clara acredita que enfrenta adversários poderosos.

Segundo ela, no governo, a multimistura começou a ser excluída da merenda escolar para abrir espaço para o Mucilon, da Nestlé, e a farinha láctea, cujo mercado é dividido entre a Nestlé e a Procter & Gamble
"É uma política genocida substituir a multimistura pela comida industrializada", ataca a pediatra.
A antiga Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, a saudosa Zilda Arns, reconheceu que a multimistura foi importante para diminuir os índices de desnutrição infantil.
"A multimistura ajudou muito", diz.
"Mas só ela não é capaz de dizimar a anemia; também se deve dar importância ao aleitamento materno."

"ISTO É" procurou as autoridades do Ministério da Saúde ao longo de toda a semana, mas nenhuma delas quis se pronunciar.
"O multimistura é um programa que não existe mais", limitou-se a informar a assessoria de imprensa.
......................................................................................................
Não sei quando foi redigido esse texto e se alguma coisa foi feita a respeito mas o meu desejo é que cada cidadão tenha responsabilidade pelos seus atos de acordo com a sua consciência. É o mínimo que podemos fazer pelas nossas crianças.


Pediatra Clara Takaki Brandão, que criou a multimistura, composto de farelos de arroz e trigo, folha de mandioca e sementes de abóbora e gergelim.
Site do multimistura - www.multimistura.org.br/

95 comentários:

  1. alguem ai pod me ajudar tenho um pouco de espinhas sai umas de vez em quando esas q estao saindo elas esta deixando manchas no meu rosto eu to muito triste com isso to me achando feio alguem ai pod me ajudar por favor eu presizo deixar meu rosto como ea antes bem lizinho sem manchas e marcas como posso fazer para me curar dese mal q me reprime meu "Deus" me ajudem pessoal pelo amor de Deus por favor bjos ate mais espero resposta xD

    ResponderExcluir
  2. Não, não é vendida, se você não puder preparar em casa procure a Pastoral da Criança na Igreja Católica que eles vão fazer de graça pra você.

    ResponderExcluir
  3. GLEIDSON PRA SUMIR ESPINHA ... ESQUENTE AGUA MORNA .. E PEGUE UM ALGODÃO E COLOQUE NO LOCAR DA ESPINHA Q VAI DIMINUINDO E SOME SEM MARCAS ...
    E A SEGUNDA DICA E : BOTE AGUA PARA PARA FERVER .... SABE O VAPO Q SOBE QUANDO VC FERVE AGUA ? ENTAO DEIXE AQUELE VAPOR PEGAR NA SUA CARA UM POUCO .....

    ResponderExcluir
  4. essa recita da multimistura pode se adicionar em sopas ao servir?e a quantidade?

    ResponderExcluir
  5. Sim, pode ser adicionada a qualquer alimento e a quantidade é 1 colher de chá para crianças ou 1 colher de sopa para adultos e pode ser tomada 2 vezes por dia.

    ResponderExcluir
  6. ola!vi num forum que a pastoral tem um remedio caseiro para a asma feito com mamao e ervas.como faço para conseguir esta receita?grato!

    ResponderExcluir
  7. Vou procurar me informar sobre a receita para asma. Se conseguir publico aqui com todo carinho.

    ResponderExcluir
  8. ola. pode me explicar como consigo o farelo de arroz, e se a casaca dos ovos são de ovos brancos ou marron?
    se poder me ajudar agradeço,é um pedido de uma mãe desesperada.
    pois estou em portugal minha bebe tem 1 ano e so 5 kg ja fez varios exames e não detectam nada.
    obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá, Michelle, as cascas de ovos são opcionais, elas estão na receita porque contém muito cálcio. Algumas mães colocam as brancas, outras não colocam nada, fica a seu critério. O farelo de arroz aqui na minha cidade a gente encontra em lugares onde retiram a casca para limpar o arroz. Caso você não encontre pode até usar o mucilon de arroz, comprado em mercados, embora seja mais fraco.
    Olha, não se preocupe tanto com o peso da sua bebe, algumas crianças são magrinhas mas tem saúde. Se ja fez exames e não tem anemia e nem vermes é porque está bem. Dê a multimistura e confie em Deus. Um abraço, Eliane.

    ResponderExcluir
  10. Oi eu moro no exterior, e gostaria muito de obter essa mistura , tem alguma dica de como conseguir?
    Desde ja muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Melhor colocar gergelim no lugar da casca de ovo pois evita a salmonela e é rica em calcio e omega-3

    ResponderExcluir
  12. não consegui preparar. consegui as cascas da mandioca que aqui em portugal tambem é dificil.
    coloquei as sementes de beterraba no forno e queimou tudo,as cascas de mandioca tambem no forno nao torrava.
    não tenho sorte não.
    pode me ajudar como preparo?

    ResponderExcluir
  13. Querida Michelle, NÃO é pra colocar a casca da mandioca mas sim a FOLHA do pé de mandioca. Preste atenção porque a casca da mandioca crua pode fazer mal. A semente é de ABÓBORA e não de beterraba. Mas essa semente pode ser trocada por gergelim que vc compra já pronto em mercados. Boa sorte, querida.

    ResponderExcluir
  14. Olá Lilica!!Meu noem é Janaína.Fiquei muito interessada em preparar esta multimistura.Meu filho mais novo, de 11 anos se alimenta muito mal e em pequeníssima quantidade.Será que vai fazer algum efeito benéfico para ele??Onde posso comprar esses ingredientes?Em que tipo de estabelecimento??Moro em Goiânia.Aguardo sua resposta. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  15. Querida Janaína, os ingredientes são naturais e vão fazer muito bem pro seu filho. A maior dificuldade é a folha de mandioca que só encontramos nas plantações de mandioca, os outros ingredientes são mais fáceis, o fubá e gergelim compro no supermercado, cascas de ovos eu lavo e deixo secar mas prefiro não colocar porque em alguns lugares temos problemas com salmonella, o farelo de arroz vc encontra em maquinas de beneficiar arroz, mas pode trocar por mucilon de arroz que emcontra também no mercado. Desejo tudo de bom e muita saúde pro seu filho.

    ResponderExcluir
  16. oi, tudo bem? meu nome e kennedy tenho 2 filhos 1 menino(10anos)e minha lindinha(7anos) os dois nao gostam de comida de sal,as vezes a mae deles quase tem que bater para eles comerem gostaria de saber se misturando a mmult mistura no meio da comida vai abrir o apetite deles.me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  17. Não Kennedy, a multimistura não abre o apetite, só fortalece o organismo, serve pra crianças desnutridas. O problema de não comer comida de sal é muito comum entre crianças e não adianta bater, o mais importante é não oferecer doces à criança, fazê-las sentar à mesa na hora certa e se não comer não ofereça mais nada até a outra refeição. A não ser alguma fruta. Eles vão reclamar e fazer birra mas com o tempo vão se adaptando. Eles são pequenos e precisam criar hábitos acostumando o paladar ao sal. Confesso que é bem difícil e às vezes sentimos pena e damos o que eles querem mas vcs tem que ser firmes. Se comerem a comida de sal pode dar uma sobremesa doce. Boa sorte. Vcs vão conseguir.

    ResponderExcluir
  18. Minha filha tem 15 anos e estou muito apavorada com sua magresa,quando criança era bem fortinha ate seus 7anos foi assim,depois começou a emagrecer muito levo sempre em seu pediatra mas ele diz que e da estrutura dela faz exames e esta tudu bem,so que esta de mais muito desanimada cansada e sem apetite.Por favor me de uma reseita para ela ter fontade de comer e colocar corpo ela e bem miuda.pesa 39 kl e tem vergonha dela mesma,ela fala que suas amigas todas tem corpo de moça e ela nao.nem na praia ela coloca biquine por ai ja viu ne!!! bjs obrigado. Vanderleia.

    ResponderExcluir
  19. Lilica,meu nome é Renata e tenho consciência que hoje não consigo manter uma alimentação saudável,gostaria de saber se a multimistura ajuda a suprir as necessidades nutritivas de proteina e tudo mais pra uma mulher adulta sem engordar,porque estou acima do peso mais desnutrida.Um forte abraço e parabens pelo seu trabalho,siga em frente sempre!

    ResponderExcluir
  20. A multimistura repõe algumas necessidades, mas engorda um pouquinho devido ao fubá e farelo de arroz. Melhor seria se vc consumisse queijo branco desnatado e soja pra repor proteínas e legumes e frutas para repor vitaminas e minerais.Uma dica: suco de laranja com cenoura ou acerola dá um ânimo legal e é rapidinho de fazer. Boa sorte, querida.

    ResponderExcluir
  21. Lilica, meu nome é Ivone e tenho uma filha de 3 anos e está só com 11Kg e 160 g, sempre teve dificuldade para engordar um pouquinho, mas fiz todos os tipos de exames e deu tudo normal.Ela mamou até os 2 anos no peito e desde bebê não se alimenta direito. Sempre ofereço comidas saudáveis mas agora esta semana ela piorou não come nada só líquidos, pois ela está com rotavírus, levei na médica e ela não concorda em receitar um abridor de apetite e nos lembramos da multimistura, pelo que li esta mistura não engorda mas ela vai suprir todas as necessidades da minha filha que está faltando????
    Obrigada Lilica, aguardo resposta!!!

    ResponderExcluir
  22. Também não acho conveniente remédios que abrem o apetite pois contém substâncias que não fazem bem. A multimistura ajuda muito e vc pode também colocar Sustagem (Um pó com vitaminas comprado em farmácias)no leite ou suco de frutas para repor a falta de nutrientes.

    ResponderExcluir
  23. Lilica,
    Já comprei de tudo que você possa imagianr e ela não gostou de nada, a única coisa de que ela gosta é de farinha láctea, mas muito obrigada, já estou preparando a multimistura.

    ResponderExcluir
  24. oi Lilica,
    meu nome é Aline e eu tenho uma bebê de 5 meses que sofre com anemia.Você disse que poderia pôr a multimistura no leite. Mas ela não é rica em ferro? e a lactose iniberia o ferro? pensei em colocar no leite de soja.o que você acha?

    ResponderExcluir
  25. Aline, sinceramente não sei, porque nunca damos a multimistura para crianças antes dos 6 meses. Vc pode optar por bater o leite com beterraba e adoçar com melado de cana ou açucar mascavo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  26. Estou gravida de 04 meses e minhas plaquetas deram muito baixas,minha pergunta é tambem posso utilizar esta multimistura? e quanto posso consumir?
    Desde já muito agradecida, pois estou bastante preocupada

    ResponderExcluir
  27. OI BOA NOITE!!!
    ESTOU COM ANEMIA E NÃO POSSO TOMAR REMEDIO PARA CURA-LA,GOSTARIA DE OBTER ESTA MISTURA JÁ PREPARADA PORQUE TENHO DIFICULDADE PARA ENCONTRAR ALGUNS DOS INGREDIENTE ONDE MORO É DE MUITA DIFICULDADE.COMO FAÇO? POR FAVOR!!!!
    DESDE JÁ AGRADEÇO.
    CIDA

    ResponderExcluir
  28. Oi, procure a Pastoral da Criança da Igreja Católica na sua cidade, eles te darão a multimistura ou alguma informação de onde conseguir.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Lilica!
    Em São Paulo, a multimistura pode ser encontrada em lojas que vendem produtos naturais. Comprei-a na Rafanat - Rua Rio Branco, 238, no centro de S. Bernardo. Custa menos de 5 reais uma porção com 300g. Minha filha está amamentando e está super-magra, mas com a multimistura o bebê está gordinho e ela não apresenta nenhum problema de anemia. Bjs Conceição

    ResponderExcluir
  30. Olá Conceição, obrigada pela dica, é muito útil para as pessoas que moram aí. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Lilica, parabens pelo seu trabalho. Eu, gostaria de saber se a multimitura, que a conceição falou que comprou na Rua Rio Branco em São Bernardo é a mesma mistura que vocês usam ? e se eu fiser a multimistura em casa se posso acrescentar soja, e de que forma? pois meus filhos desde pequenos estão acostumados com soja pois uso muita soja, e tambem gostaria de saber se a soja substitua acarne?

    ResponderExcluir
  32. oi me chamo sheila tenho uma filha com 4 anos ela pesa pouco para sua idade so pessa 12 kilo oque devo fazer para ela sair da desnutrição o crescimento dela e lento so tem 91 de altura

    ResponderExcluir
  33. oi lilica!!Obrigada por esses comentários!! graças a multimistura,a minha irmã q está com hepatite e muita fraqueza,está melhorando,claro sem deixar os remédios,que estão demorando pra dar resultado,ela tem 50 anos,e ontem deu uma caminhada,coisa q não fazia maiss!!!Começou a tomar a multimistura apenas 2 dias!!! Amém!!!

    ResponderExcluir
  34. Regina, para saber se a multimistura é igual temos que comparar os ingredientes. Vc pode acrescentar a farinha de soja na multimistura. As proteínas da soja contém os aminoácidos semelhantes aos da carne vermelha mas não deixe de consumir alimentos bem variados, feijão, castanhas (fontes de proteínas) e frutas e legumes.
    Nizoca, fico muito feliz por sua irmã estar melhorando, estaremos rezando por ela.

    ResponderExcluir
  35. OI MEU NOME É JANAINA MORO EM NATAL RIO GRANDE DO NORTE VC PODE ME AJUDAR? VC TEM ALGUM TELEFONE AQUI DO MEU ESTADO Q EU POSSA ME INFORMAR SOBRE ESSA MISTURA, JÁ TENTEI BASTANTE E NADA. SÓ TELEFONE DE RESIDENCIAL. E NAO DA PASTORAL DA CRIANÇA. POR FAVOR PRECISO URGENTE! MUITO OBRIGADA. MEU MAIL. JANAINASSMIRANDA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  36. Ola eu me chamo edmilson e minha mae com 72 anos tem os seguintes problemas (esofago,estomago,pulmao9fumante) e glaucoma , gostaria de saber se posso dar a multimistura para ela porque ela quase nao come e esta em estado de subnutrica, pele e osso

    ResponderExcluir
  37. Olá Edmilson, sua mãe pode tomar a multimistura sim, pois minha mãe tem 76 anos e também toma misturada na vitamina de frutas. Procure começar com uma pequena quantidade, tipo uma colher de sobremesa por dia, depois de uma semana aumente a dose pois os idosos são bem sensíveis. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  38. Oi!! será que tem problema de minha irmã tomar
    a multimistura,pois ela tem diabetes tbem! Ela se sente melhor depois de ter tomado,mas,ela acha q deve falar com o endócrino pra saber,e eu acho q ele vai dizer não,pque eles (, não gostam de nada q seja natural(médicos). a anemia dela é profunda,ela tava fazendo tratamento com interferon(acabou com ela).obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Olá Lilica!
    Primeiramente gostária de parabeniza-la por seu trabalho.
    Estou com meu pai muito doente e abatido, gostária de dar a multimistura a ele e não sei onde encontrar.
    Moro no bairro do Limão e preciso muito da sua ajuda!
    Aguardo retorno, dani_louzada@hotmail.com

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Sinto muito, Nizoca, mas me parece que o Farelo de arroz e a farinha de milho aumentam a glicose no organismo prejudicando o diabetes.

    ResponderExcluir
  41. gostaria de obter esta mistura,moro no exterior e aqui e dificil de achar essa mistura.
    como faço para adquirir.
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  42. OLA
    GOSTARIA DE SABER SE NAO COLOCAR A CASCA DO OVO E A FOLHA DA MANDIOCA FAZ EFEITO DO MESMO JEITO.
    MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  43. oi meu nome é DEBORA , eu tenho um filhinho de 1 ano e 1 mês , passei a dar a multimistura a um mes p ele , dou 3 colheres de cha por dia , gostaria de saber se aumento a quantidade da mistura com o passar dos meses .
    Tenho notado melhoras , pois ele tem muita dificuldade para comer comida de sal . aguardo sua resposta e fica com DEUS , DEBORA CASARTELLI .

    ResponderExcluir
  44. PATY, a casca de ovo é fonte de cálcio, como aquele remédio que falam que é feito de ostras, conhece? Bem, muitos não colocam com medo da Salmonella mas se ferver bem não dá problema, se não colocar não muda nada nos efeitos dos outros ingredientes.
    DEBORA, Não deve aumentar a quantidade porque a multimistura é somente um complemento alimentar e seu filho precisa ingerir outros alimentos. Somente para adultos indicamos 2 colheres de sopa divididas em 2 vezes ao dia. Uma de manhã e outra à tarde. Abraços. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  45. Para todos que tem dificuldade com os filhos que não se alimentam direito ofereçam água de côco natural no período da manhã. Abre o apetite além de eliminar vermes.

    ResponderExcluir
  46. Bom Dia!! me chamo Michelle e
    Gostaria de tirar algumas dúvidas. tenho 26 anos e tenho 1,58 estou atualmente com 43 kilos.. percopeso muito rápido, pois tenho um dia muito corrido. só q minha familia tem tendencia a engordar, se eu tomar a multmistura vou ganhar peso sem acumular gordura?! e indicado no meu caso? obrigada

    ResponderExcluir
  47. Olá...
    Gostaria de saber se posso tomar multimistura para engordar... e como tomar??
    responda no meu e mail por favor, se possivel claro... lu-rosa@hotmail.com
    Um abraço Luciane

    ResponderExcluir
  48. Boa noite, me chamo andréa e tenho 1 filha de 2 anos e 5 meses que não come NADA de comida de sal de um tempo pra cá, vou fazer a multimistura amanhã mesmo pois tenho um pé de madioca aqui no quintal de casa.
    Obrigada..bjs

    ResponderExcluir
  49. Parabéns pela sua atitude de estar sempre informando as pessoas.Que Deus continue sempre te abençoando nesta missão.Ir.Elisabete de Araguapaz-GO

    ResponderExcluir
  50. oi Lilica querida!
    estou eu aqui mais uma vez.
    não consegui fazer a mistura.
    minha bebê precisaa tanto amiga.
    tem 1ano e 7meses e só mente 5kg.
    é um pedido de amiga e apelo de uma mãe.
    não teria como vc me mandar a mistura?
    te mando o dinheiro p as despesas.
    me responde.
    bjssssssss

    ResponderExcluir
  51. valda
    olá, gostei muito das dicas mais gostaria de tirar mais algumas dúvidas.minha filha tem 2 anos e não gosta de comer de jeito nenhum já dei estimulante de apetite e quando esta tomando come superbem e até chega a engordar,mais depois que para volta a não querer comer de novo e emagrce rápidinho e não quero mais voltar a dar estimulantes pois tenho medo dos sfeitos que podem vir a calsar no futuro então gostária de saber se eu der a multimistura para ela se vai ajudar por favor me responda sofro muito com esse problema me dói ver minha filha tão magrinha
    obrigada vc pode responder no e-mail valdajc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Estou com 105 de glicose, tenho anemia crônica mas preciso fazer uma dieta pois estou com início de artrose nos joelhos. Minha dúvida ao tomar a multimistura essa taxa da glicose pode aumentar? Resido em Recife,desejo comprar, como faço? Pode se comunicar comigo pelo: rosaipg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Tenho uma bebê de onze meses e dou multimistura todas as vezes que ela come mingau, duas ou três ou até quatro vezes, está correto ? uma medida e sopa . como devo usar?

    ResponderExcluir
  54. Bebes devem comer apenas 2 colheres de chá por dia, uma no almoço e outra no jantar.

    ResponderExcluir
  55. por favor, estou desesperada...meu filho tem 2 anos e meio e pesa apenas 10,6kg ele alterna períodos em que come bem e outros com total falta de apetite e vive resfriado o médico diz que ele não tem nada...queria informações sobre esta multimistura, moro no Rio de Janeiro, onde posso consegui-la? a igreja fornece apenas para pessoas carentes?? e esta multi mistura ajuda a engordar?? achei os seus esclarecimentos para as outras respostas o máximo... por favor ajude uma mãe desesperada!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Danielle, procure a Pastoral da Criança e explique o seu caso que eles te fornecerão a multimistura. As crianças que estão sendo tratadas aqui na minha comunidade e estavam correndo risco por causa da desnutrição em pouco tempo já ganharam peso e estão muito bem de saúde. Seu filho pode tomar vitamina C (suco de laranja com acerola e cenoura) para melhorar o sistema imunológico. Pesquise também se os resfriados não é uma simples alergia. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  57. lilica aonde acho a pastoral da criança no rio de janeiro e será que encontro esta farinha em lojas de produtos natuarais aqui no rio de janeiro
    minha filha tem muita necessidade dealguns nutrientes
    abraços e fica na paz!

    ResponderExcluir
  58. Lucineide, Leia esse recado:concezionerusso disse...
    Em São Paulo, a multimistura pode ser encontrada em lojas que vendem produtos naturais. Comprei-a na Rafanat - Rua Rio Branco, 238, no centro de S. Bernardo. Custa menos de 5 reais uma porção com 300g.
    No Rio eu não sei, mas procure a Pastoral da Criança na secretaria da igreja católica. Abraços.

    ResponderExcluir
  59. Olá...
    Gostaria de saber se posso tomar multimistura para engordar, e como tomar?Se possível gostaria que enviasse-me a resposta para o meu
    mail por favor, !
    darlenegomes2@yahho.com.br

    grata

    ResponderExcluir
  60. Oi lilica me chamo Rita,tenho uma filha de 1 ano e 2 meses,ela esta pesando 7,150 kg e mede 0,73cm,o medico fl q esta desnutrida,comprei Fortini pra ela,so que e muito caro,Gostaria de saber onde posso encontrar a multimistura aqui no guaruja...Desde ja agradeço.Deus Abençoe!!!

    ResponderExcluir
  61. Rita, tente conseguir o medicamento do médico em algum posto de saúde da prefeitura, a multimistura vc encontra na Pastoral da Criança, pergunte na secretaria da igreja católica, ou tente fazer em casa, mesmo que não consiga todos os ingredientes. Ofereça á sua filhinha sucos de frutas e legumes (cenoura e laranja são ótimo;, rapadura de cana de açúcar com beterraba para anemia, pode bater no liquidificador e dar uma colherinha de sobremesa (ela é bebê ainda) 2x ao dia. Aveia, leite e mel também são bons alimentos pra desnutrição. Arroz e feijão amassadinho (amassa com o garfo, no prato, que ela vai comer mais por não precisar mastigar muito. Sopinha de macarrão com caldinho de galinha, batatinha e cenoura também é bem aceito pelas crianças, varie o macarrão. Enfim, não a deixe muitas horas sem alimento, o ideal é de 3 em 3 hs. Deus te abençoe. Abraço.

    ResponderExcluir
  62. Oi Lilica me chamo Cláudia, tenho um filho de 5 anos e ele tem dificuldades de se alimentar, o peso dele é 14 kgs acho muito pouco para a idade dele já fiz de tudo para ele melhorar e nada, daí uma agente de saúde daqui da cidade me indicou a multimistura, gostaria de saber se realmente a multimistura vai ajudá-lo a ganhar peso e se alimentar melhor.tbm tenho minha mãe q tirou 95% do estomâgo devido a um câncer e hoje ela faz quimio e está muito magrinha será q ela pode acrescentar essa multimistura na alimentação dela?Obrigada pela atenção!o meu endereço de emaill para resposta é claudiaelys.flx1@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Parabéns Lilica, pela sua disposição em dar orientações. Cotinue assim...
    Seja feliz

    ResponderExcluir
  64. olá,lilica postei um comentário a alguns meses, nã cosegui a multimistura na igreja, então comprei os ingredientes e a fiz, dou a meu filho e ele melhorou bastante, mas um médico q conheço mandou eu suspender por causa da folha de mandioca q ele falou q é tóxica!!! isto é verdade? fiquei com medo, mas meu filhote estava indo tão bem... o q eu faço, bjs

    ResponderExcluir
  65. Danielle, É verdade que a mandioca é tóxica, principalmente a "mandioca brava" quando ingerida pode provocar intoxicações, porque tem uma substância (linamarina) capaz de produzir ácido cianídrico. As variedades "mansas" (aipins ou macaxeras) também tem essa substância, porém em quantidades pequenas que não fazem mal. A secagem (pelo calor do sol ou de secadores) elimina o veneno por volatilização. É por isso que no Pará fazem o Tucupi com o caldo da mandioca brava mas fervem por vários dias para tirar a substância tóxica. Nesta receita de Multimistura, a folha da mandioca comestível (nunca use a brava) é torrada no forno, e não faz mal, mas se você tem dúvidas não use.
    Faça a receita trocando a folha de mandioca por folha de couve ou faça a versão doce usando o açúcar mascavo que é grande fonte de ferro e tome com suco de laranja ou acerola. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  66. Meu nome é mariana e minha filha tem 7 meses e meio e tem um pouco de anemia, toma muito pouco mingal e sucos, gosta mais de papinhas de sal, quanto posso colocar nas papinhas dela da Multimistura? e a multimistura encontrada no mercado, tem os mesmos beneficios?

    ResponderExcluir
  67. Gotaria de saber se eu encontro essa multimistura para reposição hormonal, produzida pela pastoral da criança, na cidade de Montes Claros - MG. Obrigada.
    Bruna

    ResponderExcluir
  68. oi, tenho uma menina de 3 anos e ela tem anemia por causa de infecçao urinaria, ja faz tratamento sempre de profilacxia mas agora a um mes teve uma infecçao muito forte e esta tomando ate injesao, e por isso ela esta com anemia , so que ela e gordinha e eu gostaria de saber se a multimistura engorda, pois ela nao pode engardar quero sim combater a anemia , e sera q se eu usar a mesma tecnica para torrar folhar de beterraba as vitaminas e ferro vao permanecer....me ajudem por favor.....
    se pocivel me responder pelo e-mail. juciamando@hotmail.com
    muito obroigado!!!

    ResponderExcluir
  69. MEU NOME E ELIANE, EU TENHO UM FILHO QUE SOFRE COM PALQUETAS BAIXAS, E ME IMFORMARAM QUE O PO DE AIPIM AJUDA A AUMENTAR AS PLAQUETAS, GOSTARIA MUITO DE SABER COMO PODEREI OBTER ESTE PO DE AIPIM.eU VIVO NOS ESTADOS UNIDOS , MAIS ESTOU INDO PAR O BRASIL A PASSEIO POR 2 SEMANAS E GOSTARIA DE SABER COMO PODEREI ADQUIRI-LO.////ESTOU INDO PAR AO RIO. POR FAVOR ME RESPONDA O MEU IMAIL E: elianembd@hotmail.com.muito obrigada.ELIANE

    ResponderExcluir
  70. Olá Lilica, antes de mais nada parabéns pelo lindo trabalho.
    Me chamo Elane e tenho uma neta de 1 ano e 1 mês, essa semana foi a consulta de rotina na pediatra que informou que ela está abaixo do peso p/ sua idade (8.700gr.)ela se alimenta bem, mas gostaria que estivesse com seu peso normal, pois agora com a lei das cadeirinhas no automóvel, ela teria que estar pesando para sua idade no mínimo 9 kilos p/ poder usar a cadeirinha, também gostaria de saber se poderia oferecer para minha mãe de 75 anos que está em tratamento de um CA e fazendo quimioterapia, ela fica muito debilitada,sem forças, ânimo cansada e sem apetite, apesar de tudo isso, nós procuramos fazer de tudo (comidas, sucos, viraminas) para agradá-la, mas as vezes é sem sucesso, posso oferecer nesses dois casos? tentarei fazer o mais parecido possível, afinal moro em Manaus-Am e sei que aquí encontrarei todos esses ingredientes.

    Beijos e que Deus a abençoe e continue iluminando seu trabalho.

    Elane

    ResponderExcluir
  71. Mariana, para crianças muito pequenas coloque apenas uma colherinha de café.
    Juci, a multimistura engorda um pouquinho sim, mas pode fazer o suco de beterraba batido no liquidificador com laranja e um pedacinho bem pequeno de fígado de boi. Não tenho informação sobre a folha da beterraba.
    Elane, obrigada pelo carinho, a receita vc pode oferecer para sua neta e sua mãe, sim, apenas a dose é diferente, pra sua netinha use uma colherinha de café e para sua mãe pode colocar uma colher de sobremesa ou de sopa se ela já estiver fortinha, é ótimo para pessoas em recuperação. O que importa nesse caso não é a quantidade mas tomar todos os dias. Abraços, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  72. ATENÇÃO: a Multimistura industrial, comprada em potinhos de vidro com rótulos que prometem curas milagrosas pode não conter os mesmos ingredientes da Multimistura da Dra Clara Brandão. Esses produtos de mercado não fazem mal mas também não vão dar o resultado esperado. Leia o Rótulo onde contém os ingredientes para ver se são os mesmos porque os que eu pesquisei falta alguns e sobram um monte de farinha unútil. Tenham discernimento e bom senso em tudo o que vão consumir.

    ResponderExcluir
  73. Boa Tarde, gostaria de saber se posso misturar a multi mistura na mamadeira?? e se posso continuar dando biotônico??

    obrigada

    ResponderExcluir
  74. Olá.Gostria de saber como cozinhar o farelo de arroz sem água?

    ResponderExcluir
  75. Tha, a multimistura pode ser colocada na mamadeira mas só uma colherinha bem pequena, sobre o biotônico siga a orientação do médico.
    Cris, o farelo de arroz é um pó, coloque na panela e vá mexendo para não queimar.

    ResponderExcluir
  76. Bom dia Lilica,
    Meu Nome é Erica Vieira.
    Estou com um tio que amo muito internado devido a um câncer.
    Detectamos a doença devido a desnutrição, ele fez apenas uma quimioterapia ,só que a desnutrição agravou e ele deve que ser internado. Com isso a quimioterapia foi suspensa. Fiquei apavorada ao encontra o meu tio na maca do hospital, só havia osso. Quero saber se há alguma mistura para ajudá-lo. Aproveitando a oportunidade, quero pedir a todos que tem fé que me ajudem a falar com Deus, para que o meu tio não sofra mais.
    Muito obrigada e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  77. aonde consigo a multimistura meu filho e muito magro e se alimenta muito mau

    ResponderExcluir
  78. Maria, vc consegue na pastoral da criança, leia os comentários acima.

    ResponderExcluir
  79. este não é só um comentario desejo se possivel receber mas novidades (digo)receitas em meu email pois acompanho a 2 anos uma comunidade muito carente e desnutrida pela mesma consequencia, desde ja vou adotar a multimistura para que todos possam se beneficiar desta nutrição obrigado aguardo a resposta em:naya1901@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. oi LILICA,sou a Meiryane de Goiania,tenho uma filha de 7 anos e esta abaixo do peso e tenho um filho de 8 meses que tem tirosinemia e tambem esta com anemia oque falo me ajude...ja fiz muitos tratamentos com varias nutricionistas e nao adiantou,gostaria de saber como faço pra conseguir a multimistura para os dois e de saber o que posso dar pro meu filho para combater essa anemia.
    obrigada

    ResponderExcluir
  81. moro nos Estados Unidos e nao tenho a folha da mandioca para fazer a multimistura, posso subistituir por outro ingrediente?

    ResponderExcluir
  82. esto querendo fazer a multimistura para meu filho...já pesquisei várias receitas e todas constão o FARELO DE ARROZ mas em minha cidade que por sinal é enorme;não consigo achar;só acho o arroz integral,se ue triturar o arroz integral e torrar tem o mesmo efeito?
    ROSI /LINHARES/ES

    ResponderExcluir
  83. olá...por acaso esse farelo de arroz que tem na multimistura é aquele vendido em supermecado usado para fazer mingal?quero fazer a minha multimistura mas esse item tá complicado de achar e as folhas devem ser secas a sombra ou no sol?abraço!!!

    ResponderExcluir
  84. Rosilene, aqui compramos o farelo de arroz direto da máquina de beneficiar arroz, mas pode usar o de supermercado ou torrar na panela o arroz integral depois de triturado no liquidificador. A folha de mandioca pode ser torrada no forno do fogão em temperatura baixa e com a tampa aberta, só pra usar o calorzinho.

    ResponderExcluir
  85. Olá, sabe me dizer se essa mistura funciona tambem para adulto, tenho 23 anos e 47 quilos, 1,65. sera que pode ajudar a ganhar um pesinho??? beijos.

    ResponderExcluir
  86. Querida Lilica

    Deus lhe abeçoe pelo interesse em abençoar outras pessoas, amo este projeto e estou envolvida nele em socorrer a comunidades carentes. Abração! Soniara

    ResponderExcluir
  87. Olá Lilica

    Deus lhe abençoe por sua disposição em abençoar tantas pessoas com orientações tão valiosas sobre a multimistura. Estou trabalhando com comunidades carentes no sertão do Nordeste e amo este projeto pois, faz uma enorme diferença na vida das pessoas. Sofria por não ter condições de dar alimentos nutritivos para socorrer a tantos que estão sofrendo de desnutrição mas agora posso ajudar através da multimistura. Glória a Deus que nos ensina a ajudar a outros. Abração!

    ResponderExcluir
  88. Soniara, eu que fico agradecida e peço que Deus lhe abençoe por se dedicar aos menos favorecidos. Encontrar pessoas como vc é uma bênção. Abração. Lilica.

    ResponderExcluir
  89. Eliane, parabéns pela sua dedicação! Li o artigo sobre a situação da multimistura no Brasil, e realmente, é de se envergonhar, num país tão lindo e grande, ter pessoas de tão baixo escalão. Pessoas que visam somente seu interesse próprio e fazem de tudo para si mesmas.
    Em contrapartida, é cheio de pessoas que com um coração amoroso se dedicam a uma causa tão nobre que é cuidar do próximo. Espero, sinceramente, que essa situação se reverta de alguma forma, para que, satisfatoriamente, possamos dizer alguma dia: a multimistura finalmente é de todos e para todos. Um grade abraço de uma nova fã do seu trabalho. Continue, não desista nunca.

    ResponderExcluir
  90. Obrigada, Karla, gostei muito do seu comentário e fiquei feliz com as palavras de incentivo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  91. oi eu tenho um bebe de 1 e 4 mes e ele ainda mama no peito eu posso dar a ele e tbm posso comer junto gostaria de saber........ um bjao xauuuu

    ResponderExcluir
  92. Só deve dar a bebes se estiverem desnutridos e com anemia. Se ele mama no peito basta você comer e estará alimentando seu bebê através do leite materno... Dê ao seu bebê frutas e legumes. Mingau de arroz ou maizena prende o intestino. Se for o caso dê sopinha engrossada com fubá. Esqueça a folha de mandioca e casca de ovos porque contém muito cálcio que ele já ingere no leite. Tudo o que é exagero faz mal, mesmo os remédios naturais. Bjo.

    ResponderExcluir